O que é realmente o Instagram? Uma rede social onde se pode partilhar apenas fotografias e curtos vídeos. É simples, intuitivo e eficaz. E estes três pilares deveriam ser suficientes para garantir a necessidade do Instagram para Empresas, mas há mais para além disso. A verdade é que o Instragram é neste momento a Rede Social mais utilizada depois do Facebook. Existem mais de 600 milhões de utilizadores em todo o mundo e uma média de 2100 novas publicações por segundo! Há quem diga que será a Rede Social do Futuro. Mas se ainda assim tem dúvidas, eis o que pode ganhar com o Instagram para Empresas:

 

  1. Uma imagem vale mais do que mil palavras – seja criativo!

O velho cliché aplica-se aqui mais do que nunca. Uma imagem tem um impacto emocional mais rápido e mais profundo do que um texto. E o objetivo de quem utiliza o Instagram é de disfrutar da inspiração das imagens. Contudo, atenção para não cair no erro de fazer do Instagram um catálogo dos produtos. As imagens publicadas devem ser uma forma de transmitir os valores da empresa. Isto vai gerar mais empatia, mais seguidores, e, por acréscimo, mais fidelização.

 

  1. Seguidores mais fieis

Ainda que o Instagram não tenha atingido o primeiro lugar nas preferências das Redes Sociais, os seus seguidores sentem-se mais tentados em partilhar as publicações e também mais fidelizados para confiar nos seus conteúdos. Não é este o principal objetivo de uma empresa que entra numa rede social?

 

  1. Integração com o Facebook – mais seguidores

Ao vincular ambas as contas, é muito mais fácil conseguir partilhar uma imagem publicada no Instagram no Facebook. Desta forma consegue ter como alvo os membros de ambas as contas. Tem uma maior divulgação das suas publicações e poderá também conquistar mais seguidores para o Instagram.

 

  1. Anúncios do Instagram – o efeito dominó nas vendas

Está provado que as pessoas sentem um maior impulso para visitar o site e fazer compras após um anúncio no Instagram. O segredo está em conseguir criar um anúncio em que o produto ou serviço fale por si. Dê a oportunidade aos seus seguidores de “espreitar os bastidores” da sua empresa, o que acontece no dia-a-dia, o que estão a preparar para lançar. Grandes marcas, inclusive marcas de luxo como a Dior, já o fazem.

 

  1. A magia dos Hashtags – curto e direto!

Parece que já faz parte do nosso discurso e não conseguimos partilhar sem Hashtags. Mas afinal qual o objetivo? Poder personalizar a publicação. Esta será partilhada no contexto pretendido e a probabilidade de chegar a pessoas verdadeiramente interessadas é muito maior. Desta forma a comunicação é rápida e eficaz.

 

  1. Instagram Stories – Era uma vez…

Perfeitas para criar o burburinho entre os seus mais fieis seguidores. As pessoas adoram histórias, faz parte da sua natureza. Gostam de se rever nelas e de as partilhar. As Instagrams Stories estão disponíveis apenas durante 24 horas após a sua publicação e somente para os seus seguidores. São vídeos onde poderá anunciar um produto, uma campanha, uma novidade… A ideia de tempo limitado e exclusividade chamará a atenção. Para além disso é a possibilidade de poder fazer várias publicações sem atrofiar a linha temporal do Instagram.

 

  1. Métricas e estatísticas – será que resultou?

Só no Instagram para empresas existe a o Instagram Analytics, que permite analisar os seguidores por geografia, idade, género, bem como o alcance de cada um dos posts. Estes dados são a peça chave para medir o sucesso das suas publicações. Ou nenhuma das anteriores sugestões faria sentido.

 

  1. Interação com os clientes

Peça aos seus seguidores para partilharem a experiência deles com o produto/serviço. Os clientes adoram esta personalização e, acima de tudo, o reconhecimento pela marca. Os seus clientes vão sentir-se importante e em termos de vendas “os testemunhos” são uma das melhores ferramentas de Marketing.

 

  1. Contactos visíveis – ainda no âmbito da interação com os clientes

Ao fazer uma publicação no Instagram tem a possibilidade de deixar visíveis os seus contactos e ainda dar a possibilidade de o cliente o contactar de imediato (mail, telefone) ou descobrir onde está a sua empresa.

 

  1. O que diz a concorrência?

No Instagram pode também acompanhar de perto as tendências da concorrência. O que fazem, o que dizem, o que oferecem. Esta competição vai obriga-lo a querer ser diferente, mais ousado e original de forma a surpreender o seu cliente. Pode, por exemplo, seguir os Hashtags dos seus concorrentes para não perder nenhuma publicação. E falando da concorrência, cuidado, 65% das consideradas maiores marcas já têm presença no Instagram.

 

Dito isto. Ainda tem dúvidas?