Está a precisar de ajuda para começar um Instagram do zero e alavancar a sua marca?
No cenário atual dos negócios, as redes sociais estabeleceram-se como plataformas essenciais para impulsionar o sucesso empresarial.
E, entre essas plataformas, o Instagram emergiu com a sua influência na forma como as empresas interagem com o seu público-alvo e promovem os seus produtos e serviços.
Atualmente, a rede social conta com mais de um bilião de utilizadores ativos mensais em todo o mundo.
Assim sendo, podemos afirmar que o Instagram superou a sua identidade inicial.
Vista antes como uma plataforma de partilha de fotos, a rede social tornou-se num ecossistema completo de oportunidades comerciais.
Por isso, decidimos partilhar consigo um guia definitivo para começar um Instagram para a sua marca. Assim, terá a oportunidade de aumentar o seu alcance, e possivelmente aumentar as suas vendas.
Descubra connosco tudo o que precisa a seguir!
Instagram do zero: Construir um terreno fértil para promover a sua marca
O Instagram promove várias oportunidades onde a criatividade e a estratégia podem resultar em resultados tangíveis. O que pode ser bastante útil se gerir uma pequena, média ou grande empresa, ou até mesmo uma loja online.
Como já mencionámos, o Instagram tornou-se uma plataforma indispensável para promover e expandir negócios de todas as dimensões.
Se está a começar um Instagram do zero, este guia dar-lhe-á os passos essenciais para criar um perfil de negócios relevante, além de uma forte presença online.
Chegou a hora de embarcar nesta jornada e descobrir como desbloquear todo o potencial desta rede social.
Desta forma, elevará o status do seu negócio a novos patamares de sucesso.
Passo 1: Defina os seus objetivos e estratégia
Antes de mergulhar na criação do seu perfil, é fundamental definir os objetivos claros para o Instagram.
Quer aumentar as vendas, gerar reconhecimento da marca, interagir com a sua audiência ou tudo isto?
Com os seus objetivos em mente, desenvolva uma estratégia que vá de encontro com a sua marca e público-alvo.
Passo 2: Crie uma conta de negócios
Em primeiro lugar, faça o download da aplicação e abra-a.
Se já tiver uma conta pessoal, vá às configurações, clique em “Conta” e, a seguir, em “Mudar para conta profissional”.
Depois, escolha a categoria que melhor descreve o seu negócio.
Conecte a sua conta a uma página do Facebook, se aplicável, para aceder a recursos extras.
Passo 3: Otimize o seu perfil
A seguir, escolha uma foto de perfil que represente a sua marca, como um logo ou uma imagem relacionada.
Escreva uma biografia concisa que explique quem é, o que oferece e inclua uma chamada para ação (CTA).
Feito isto, inclua uma hiperligação para seu website ou uma página específica, utilizando o recurso “Link na biografia”.
Passo 4: Crie conteúdo atraente
Esta é uma etapa essencial para quem está a construir um Instagram do zero.
E, antes de tudo, defina um estilo visual consistente para as suas publicações, usando cores, filtros e elementos gráficos que se alinhem à identidade da sua marca.
Procure produzir conteúdo variado: imagens, vídeos curtos, Stories e Reels.
Priorize conteúdos que sejam relevantes e valiosos para o seu público, como dicas, tutoriais, histórias dos bastidores e depoimentos de clientes.
Passo 5: Interaja com a comunidade
Siga contas relevantes dentro do seu nicho e interaja com as publicações.
Desta forma, responda aos comentários e mensagens diretas de forma autêntica e atenciosa.
E, completando assim, utilize hashtags pertinentes nas suas publicações de modo a melhorar o seu alcance.
Passo 6: Planeie e agende publicações
Mantenha uma frequência consistente de publicações. No entanto, não se esqueça que deve priorizar a qualidade sobre a quantidade.
Utilize ferramentas de agendamento para planear as suas publicações com antecedência e manter uma presença constante.
Passo 7: Analise e ajuste
Chegámos à etapa final! Esta consiste na análise e ajuste dos seus conteúdos.
É uma etapa de grande importância que não deve ser negligenciada. Pois, através dela, conseguirá obter melhores resultados e mais consistentes.
Por isso, utilize as análises do Instagram para entender o desempenho das suas publicações e identificar o que está a funcionar.
Com base nestas análises, ajuste a sua estratégia e experimente novas abordagens.
Desta forma, estará a fazer uso do melhor que a plataforma tem para lhe oferecer.
No entanto, lembre-se de que a construção de uma presença forte no Instagram leva tempo e dedicação.
Com persistência, criatividade e atenção às necessidades do seu público, pode transformar um perfil do Instagram numa poderosa ferramenta de negócios.
Precisa de ajuda para iniciar um Instagram do zero? Com o nosso suporte profissional, podemos ajudá-lo a gerir o seu Instagram de maneira muito mais eficiente. Contacte-nos e saiba mais!