Encontrar o público-alvo é a chave para criar estratégias de marketing eficazes e consequentemente, aumentar as vendas. Todo o sucesso do seu planeamento irá depender disto.
Afinal, de que adianta investir numa campanha, se não impactar as pessoas certas?
Apesar de este ser um passo inicial para qualquer negócio, a verdade é que muitas empresas ainda o negligenciam.
Já de seguida, apresentar-lhe-emos 5 dicas para encontrar as pessoas certas para o seu negócio!
Como definir o público-alvo: 5 Dicas infalíveis para as suas campanhas
Definir o público-alvo é um passo fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de marketing.
Para isso, é necessário conhecer os potenciais clientes e entender quais são as suas necessidades. Só assim consegue direcionar as suas ações com mais eficiência.
Caso contrário, só estará a desperdiçar o seu trabalho e dinheiro. O que pode ser desastroso para o futuro do seu negócio.
Mas, antes de lhe explicar como pode definir a sua audiência é importante esclarecer a diferença entre persona e público-alvo. Esta é uma dúvida muito comum, e por isso, muita gente acaba por se confundir com ambos os conceitos.
Qual a diferença entre persona e público-alvo
O público-alvo e a persona são dois conceitos relacionados com o estudo do mercado e o comportamento do consumidor. Contudo, têm abordagens diferentes.
Dessa forma, o primeiro é uma definição de um grupo vasto de pessoas que partilham caraterísticas semelhantes, que podem ser:
- Demográficas
- Geográficas
- Socioeconómicas
- Comportamentais
Ou seja, é uma segmentação que ajuda a identificar para quem um produto ou serviço é direcionado – os potenciais consumidores.
Por exemplo: o público de um salão de beleza são todas as mulheres entre os 25 e os 40 anos, que vivem em áreas urbanas e têm uma renda média-alta.
Já a persona é uma representação semifictícia e detalhada de um cliente ideal, construída com base em dados reais e hipotéticos.
Estes dados estão relacionados com as caraterísticas comportamentais, motivações, objetivos, preferências e desafios de um segmento específico da audiência.
No entanto, enquanto o primeiro conceito é mais amplo, o segundo é um perfil mais específico e detalhado criado a partir de:
- Pesquisas
- Entrevistas
- Análises de dados para personificar e humanizar os consumidores
Por exemplo: uma persona para o mesmo salão de beleza pode ser a “Ana” – uma mulher de 30 anos, executiva, casada, sem filhos. Ela valoriza a qualidade e está disposta a pagar mais por serviços exclusivos de beleza.
Agora é mais fácil diferenciar os conceitos e definir o seu público de forma mais assertiva. Implemente as seguintes dicas para proceder a essa definição.
1 – Faça uma pesquisa de mercado
Na pesquisa de mercado deverá recolher todas as informações sobre o seu setor, concorrentes e potenciais clientes para ter insights valiosos.
Sendo assim, utilize pesquisas online, entrevistas e outras técnicas para obter dados sobre as preferências, comportamentos e caraterísticas do seu público.
2 – Analise os seus atuais clientes
Se já dispõe de uma base de clientes, analise estes dados para identificar a sua audiência.
Com isso, procure por fatores em comum, como a idade, o género, a localização geográfica, os interesses e os comportamentos.
3 – Faça uma segmentação demográfica
Na segmentação demográfica são analisados aspetos como a idade, o género, a renda, a ocupação, o estado civil e a localização.
Dessa forma, estes fatores podem influenciar as preferências e os comportamentos do público que deseja impactar.
Imagine que o seu negócio é voltado para produtos de bebé. O seu público-alvo, provavelmente, será composto por mulheres que são – ou vão ser – mães.
Portanto, ao segmentar a sua audiência com base nestas informações, as suas ações de marketing serão muito mais qualificadas e eficazes.
4 – Analise comportamentos e interesses do seu público-alvo
Hábitos de compra, atividades online, interesses pessoais e profissionais. Estes são alguns aspetos importantes a ter em conta no comportamento do seu potencial cliente.
Sendo assim, ao compreender estes fatores poderá comunicar com o público de forma mais eficiente, utilizando canais e mensagens adequadas.
Se tem um negócio de produtos desportivos, o seu público irá incluir pessoas que tenham interesse em praticar desporto e com hábitos de vida saudável, por exemplo.
5 – Fazer testes e ajustes na sua estratégia
A definição do público é um processo contínuo. Por isso, à medida que a empresa cresce e evolui é importante que vá testando e ajustando a sua estratégia.
Por fim, experimente diferentes segmentações e planos de marketing para descobrir o que funciona melhor.
Além disto, acompanhe e avalie métricas relevantes como a taxa de conversão, engagement e retorno sobre o investimento (ROI).
Como percebeu, segmentar o público é fundamental para planear ações de marketing e alcançar vendas mais assertivas e eficientes.
Precisa de ajuda com a sua estratégia de marketing? Será que está a comunicar com as pessoas certas? Não hesite e entre em contacto com a nossa equipa!