Sabia que grande parte da população mundial está presente nas redes sociais? Segundo alguns dados, cerca de 4,15 mil milhões de pessoas têm pelo menos uma conta ativa.
E isso já é, por si só, quase metade da população mundial, que ultrapassa a marca de 8 mil milhões de pessoas.
Dessa forma, esses números comprovam a importância e a necessidade de as empresas investirem em estratégias de marketing para as suas redes.
Afinal, se existem tantas pessoas conectadas simultaneamente, a sua marca também precisa de estar disponível, de forma a aproveitar as oportunidades.
Ainda não sabe como planear estas estratégias e pô-las em prática? De seguida apresento-lhe dicas valiosas para que possa impulsionar o seu negócio.
Redes sociais: O planeamento é a chave para criar estratégias que realmente convertem
Assim como qualquer ação de marketing digital, as estratégias para as redes sociais necessitam de algum planeamento.
É importante entender como essas plataformas funcionam e quais são as necessidades das pessoas que ali se encontram.
Pensando nisso, resolvi ajudá-lo a criar estratégias de marketing para o seu negócio. Tome notas!
1 – Estabeleça os objetivos
Antes de começar a criar conteúdos ou avaliar os resultados, é fundamental que estabeleça os seus objetivos na plataforma.
Definir uma direção é essencial para qualquer estratégia, por isso pense bem e registe qual vai ser o seu foco no digital.
Esta etapa é crucial e vai orientar todas as suas futuras ações.
Alguns exemplos de possíveis objetivos:
- Construir um relacionamento com a sua audiência;
- Aumentar a visibilidade da sua marca;
- Gerar mais tráfego para o seu blog;
- Fornecer suporte ao cliente;
- Ter um canal de vendas diretas;
- Expandir a sua base de contactos para vendas.
Os objetivos podem variar de acordo com a área de atuação e o momento específico de cada negócio.
2 – Identifique a persona do seu negócio
É importante fazer uma escolha criteriosa sobre onde investir, tendo como opções mais populares o Instagram, o Twitter, o Facebook, o TikTok e o YouTube.
Tendo em conta o conhecimento da sua audiência, é necessário responder a algumas questões:
- Quem é o seu público-alvo?
- Em que redes sociais estão presentes?
- Como utilizam essas plataformas?
- Quais são os comportamentos e hábitos desses utilizadores no digital?
As respostas a estas perguntas permitirão identificar a persona do seu público, assim como direcionar toda a estratégia a ser adotada.
3 – Saiba como funcionam as redes sociais
Não quer ser mais uma marca que não se sabe comportar no digital, certo? Sendo assim, então é essencial compreender o funcionamento de cada plataforma antes de a utilizar.
Familiarize-se com as regras específicas de cada uma e entenda o comportamento do seu público.
Para o sucesso da sua estratégia terá que compreender o ambiente e conhecer as diretrizes de comportamento.
Por exemplo: no Instagram o destaque são as fotos e os reels. Já no Twitter o objetivo é compartilhar mensagens rápidas e concisas sobre a sua marca, e as tendências do momento.
Além disso, essa etapa de familiarização com o ambiente ajuda a desenvolver a personalidade e a voz da sua marca.
Ter uma identidade própria é crucial para se destacar, considerando que mil milhões de pessoas estão conectadas diariamente.
4 – Desenvolva um calendário editorial
Para alcançar uma estratégia eficaz nas redes sociais não chega apenas criar e publicar conteúdo de forma aleatória.
É necessário fazer um planeamento para as publicações, com ideias definidas para cada post. Assim como ter dias e horários estratégicos para estabelecer uma frequência consistente.
A regularidade das publicações é um dos fatores mais relevantes para os algoritmos.
Além disso, ter um calendário editorial traz fluidez à estratégia e otimiza o tempo da equipa envolvida.
5 – Produza conteúdo de valor
O conteúdo desempenha o papel central em qualquer estratégia online, logo, é fundamental produzir materiais relevantes, capazes de atrair, educar e envolver o público.
Desta forma garante o sucesso da sua marca.
Antes de criar os conteúdos, planeie-os de acordo com a sua persona e a fase em que esta se encontra no funil de vendas.
Mesmo que o objetivo principal das suas redes não seja a venda direta, adapte os materiais à etapa em que a sua audiência se encontra. Isso resultará num maior engagement.
Para ser relevante, um conteúdo deve satisfazer as necessidades e desejos da sua audiência, e não apenas promover a sua marca.
Por fim, ao seguir todas estas dicas nas redes sociais, conseguirá desenvolver estratégias eficazes, alcançando assim os objetivos previamente definidos.
Caso tenha alguma dúvida, não hesite em contactar-me. Estou à sua disposição!