Hoje falamos consigo, empreendedora destemida que está no mundo das redes sociais para promover o seu negócio. Provavelmente já pensou o seguinte: Será melhor ter mais seguidores ou interações nas redes sociais?
É uma questão intrigante que muitas de nós pensamos enquanto navegamos pelo mundo digital.
Mas não se preocupe! Estamos aqui para lhe trazer a solução a este dilema. Desvendaremos o mistério por trás destas cobiçadas “joias” virtuais.
Interações ou seguidores? Desvendamos o que realmente faz a diferença para consolidar a sua presença digital
Muitos seguidores e pouca interação. Poucos seguidores e muitas interações. Eis a questão!
Há quem diga que o segredo para ter sucesso nas redes sociais é ter muitos seguidores. Então, basta comprar alguns e fazer sucesso na internet. Correto?
Não. Aliás, nunca faça isso!
Os resultados não aparecerão como se de magia se tratasse.
Assim, isso significa que só a interação importa? Na verdade, também não.
É importante focarmo-nos no conceito de uma palavra muito importante: métricas.
São estas que direcionarão de forma mais assertiva a sua estratégia de marketing. Mas, explicaremos melhor de seguida!
Seguidores: a sensação de ter uma claque cativa!
Os seguidores são como os fãs de uma banda de rock, torcem por si e acompanham cada passo do seu negócio.
Ter um grande número de seguidores pode trazer uma sensação incrível de pertença e popularidade.
Afinal, quem não gosta de ver o número de seguidores a aumentar cada vez mais?
É como se estivesse a construir uma comunidade ao seu redor, que a apoia e acredita no que está a fazer.
E, vamos ser sinceras, ter uma audiência fiel pode ser bastante motivador para continuar à procura do sucesso do seu negócio.
Não há nada de mal nisso. Aliás, pode, e deve, cultivar uma legião de pessoas entusiasmadas com o que tem a oferecer.
Mas, é importante que os seus seguidores se interessem verdadeiramente pelo seu produto. Ou seja, deve segmentar.
Vende roupas desportivas? Chame a atenção dos atletas que gostam de fazer exercício físico e que frequentam o ginásio.
O seu foco são roupas infantis? Direcione a sua estratégia para as mães.
Esta é a chave para ter seguidores qualificados.
Interações: a alegria instantânea em forma de coração!
Já as interações são como uma confirmação de que está no caminho certo.
Cada like, comentário e partilha é um sinal de aprovação, uma validação de que a sua oferta é apreciada por alguém.
E aqui queremos que compreenda uma coisa. As interações dependem diretamente da segmentação dos seus seguidores.
Imagine que a sua audiência é composta por pessoas que não têm qualquer interesse no seu produto. O que essas pessoas farão ao deparar-se com um post seu no feed? Nada! Ou seja, sem interação, sem cliques, sem venda.
Aprenda a analisar e a tirar proveito das métricas
Se a sua página nas redes sociais tem poucos seguidores, não desespere!
Como pode perceber, este não é o único número relevante para medir o sucesso.
É claro que ter um grande número de seguidores pode ser benéfico para aumentar a visibilidade da sua marca e atrair potenciais clientes.
No entanto, não se esqueça de que a qualidade é tão importante quanto a quantidade.
Ter seguidores que interajam e que se interessem genuinamente pelo seu conteúdo, pode ser muito mais valioso do que um exército de seguidores inativos.
Assim, seguidores e interações são parte de algo muito maior a que chamamos de: métricas.
Estas podem revelar se a sua estratégia está a ir no caminho certo e o que precisa de ser alterado.
Outros aspetos como: a taxa de cliques, a retenção e a taxa de rejeição, devem ser analisados ao medir o alcance e a efetividade do seu perfil.
O nosso conselho é: concentre-se em criar um conteúdo autêntico, relevante e de qualidade, capaz de cativar e agregar valor à sua audiência.
Se o seu conteúdo realmente “tocar” nas pessoas, o resto virá naturalmente.
Vamos criar a sua estratégia de marketing? Faça com que o seu negócio aumente nas redes sociais.
O mundo digital está à sua espera!